quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Escadas

Ontem, 26/11/2013, o empreiteiro ligou para o Felipe para dizer que as formas da laje do segundo andar começaram a ser feitas! Que alívio!

Vou até deixar passar, e não ligar para eles desta vez! Estou muito preocupada com o cronograma da obra, principalmente pela temporada de chuvas que já se iniciou. 

Enquanto a obra se arrasta, vamos decidindo alguns detalhes: gostaria muito de ter o piso do primeiro andar de 'cimento queimado', mas por causa da trabalheira - tanto para fazer quanto para manter, estou considerando seriamente a possibilidade de colocarmos laminado também no primeiro andar. A instalação é rápida, o preço acessível e de maneira geral, uma garantia de 10 anos é oferecida para residências.

E então, como faremos o revestimento da escada, que até então ficaria no 'cimentão', em estilo bem rústico?

Ainda não sabemos, mas Felipe levantou a hipótese de a revestirmos com madeira, por isso fiz uma pesquisa, e posto abaixo os melhores resultados, considerando nosso projeto e estilo:

Essa primeira foi a minha favorita. A escada não perdeu as características rústicas, por causa do cimento visível nos espelhos, lateral e na parte de baixo. Pensamos em um laminado mais puxado para o cinza no primeiro andar, então o efeito seria diferente. Mas para o segundo andar, eu preferiria uma cor parecida com a da foto.
 Escada muito parecida com a nossa, inclusive a ideia do jardim e do corrimão (mas queremos, além do tubo principal, mais calibroso, apenas uma outra faixa central). A madeira foi utilizada inclusive nos espelhos e combina com as portas.
 Nesse caso o piso do primeiro andar é em porcelanato - e me surpreendeu que a mistura tenha dado certo. Aprovado!!!
 Adorei a ideia dos espelhos com adesivos. Muito legal!
 Achei bastante interessante, nesse caso, a possibilidade de manter a escada no cimento e utilizar o laminado para o piso do primeiro andar. Gostei muito da cor utilizada ´para o piso, e os adesivos de bicicleta... são um detalhe 'bonitinho' demais... muito bacana!
Os ratinhos me chamaram muito a atenção. Estão, não apenas nos espelhos, mas também na lateral! Fofura, bem estilo Disney!!!

domingo, 24 de novembro de 2013

Marasmo - 2.3 (É isso mesmo produção?)

Enfim, não temos muitas novidades com relação à obra: ainda não temos laje!

- As formas dos pilares de sustentação foram retiradas para que Paulo e companhia possam iniciar a montagem da estruturação das formas das vigas - necessárias para a laje.
- A terra que estava no terreno á direita do nosso foi removida, a pedido da dona que fará o levantamento topográfico do terreno dela (será que teremos vizinhos em breve?) A terra foi parar na frente da nossa casa, conforme vocês verão abaixo.
- Aproveitando a presença do trator na obra, foi iniciado o processo de nivelamento do terreno: foi retirada parte da terra á esquerda da casa, lado do porão/ casa de Tobias e Maggie.
- A estruturação das portas (aquela 'madeirinha' da parte superior) foi concluída em todas as portas da casa.
- As paredes da escada e frontal foram fechadas. 

Últimas Alterações.

E acho que foi só!

Quero ligar para nosso empreiteiro para dar uma pressionada: mas Felipe não parece estar querendo muito! Passou a visita a defender os pedreiros - dizendo que é um serviço cheio de detalhes chatos, e blá, blá, blá... mas não me convenceu! Se precisar pego os números, pessoalmente, do celular no Felipe, e mostro para o pedreiros que existe uma noiva paranoica tirando o sono do 'patrão'.

As pedras de granito, apesar da promessa de entrega e pagamento, ainda não foram entregues... estamos aguardando.

E é isso: me emociono toda vez que visito nossa casa, e estou contanto os tijolos, as tarefas concluídas, os gastos e os minutos para poder pular para dentro!

Agora vamos brincar de "Onde está o Wally", ou seria "Onde está a Núbia?"

 Da janela 'não' lateral, do quarto de 'não' dormir.
 Fazendo os 'dedinhos' do Felipe!!!
 Segundo Felipe, sou o primeiro fantasma da casa!
 Mais uma de fantasminha camarada.
 Again.
 No mezanino.
 Ainda no mezanino.
 Só a casa: eu estava perdida lá dentro.
 No buraco dos cachorros... Foi ai que o trator passou tirando os excessos....
 De novo.
 Level hard: Onde está a Núbia?
 Not that hard!
 Fantasminha, perto do porão!
 Passeando no quintal.
 Home, sweet home!
Lindona, não é?

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Obrigada pela visita - 3000

Aos nossos amigos (ou não) que visitam sempre o blog para ver a construção de nossa casa (ou para os 'não' que esperam que ela caia...hehehe) nosso muito obrigada! Nosso Blog já recebeu mais de 3.000 visitas!

No futuro, apenas para os amigos, as visitas serão em loco, as portas estarão sempre abertas e a cerveja sempre gelada!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A espera da 'terceira' laje.

Felipe esteve na obra esse fim de semana (16/11/2013). As paredes foram completamente concluídas, e corrigidas.
Digo corrigidas porque o pedreiro havia feito as janelas de forma errada: no projeto aprovado pela Prefeitura havia a previsão de 1,20 m de parede (altura do chão até onde a janela seria instalada), 1,50 m de janela (altura), com a colocação de uma fiada de blocos de concreto na base da janela. Nosso pedreiro esqueceu a fiada de concreto, deixou as paredes com 90 cm de altura, janelas com 1,50 m, e fechou a parte de cima - mas a falha já foi corrigida.

 Corredor para os quartos no segundo andar.
 Janela (Corrigida!)
Escada.

Na última vez que estive na obra, um dos pedreiros me indagou quanto a espessura de um dos pilares do primeiro andar (foto abaixo). Disse que estava muito fino, e perguntou se o projeto estrutural tinha sido feito com engenheiro (Claro que foi!!!). Eu fiquei bastante preocupada, e falei na cabeça do pobre do Felipe até babar.
Esse fim de semana na obra, ele descobriu que problema foi que os pedreiros inverteram a posição de dois pilares! Pensamos até em fechar a parede da garagem (o que além de nos dar maior segurança estrutural, protegeria os carros contra a incidência do sol, apesar de não ficar tão bonito), mas o pedreiro 'chefe' disse que fará um pilar paralelo.


Até agora descobrimos três problemas na execução da obra: 1) escada que caiu; 2) pilar trocado e 3) janelas. Só espero não ter o mesmo problema que os personagens de Tom Hanks e Shelley Long no filme "Um dia a casa cai".

Escada - feita pela segunda vez. Quero todos os pedreiros testando depois que as escoras forem retiradas, enquanto eu e Felipe só observamos.

Felipe teve problemas para contatar o Eugênio (granito) durante toda a semana passada - o que o deixou preocupado! Preocupação que ele só dividiu comigo na última sexta. De todas as possibilidades que ele pensou, a que se concretizou foi a mais plausível: o sujeito perdeu o celular, e com ele os contatos salvos, mas esteve na obra e já passou o novo número para que o Meirim informasse o Felipe. Ainda assim, esse meu noivo não ficou tranquilo... Daqui a pouco estarei namorando um grisalho preocupado! Hoje ele provavelmente ligará para o Eugênio para negociar a entrega das pedras.

A empresa que nos fornece as lajotas de isopor também já foi à obra para fazer o levantamento do material necessário para a 'terceira' laje. 

Pois é, agora é esperar que estruturação das vigas seja mais célere do que foi para o primeiro andar, e que até o início de dezembro - se não for querer demais - a última laje já esteja concluída.

 Sabe que eu não sei??? Onde é isso Felipe???
 Vista do Fundo de nossa casa! Não vejo a hora de estar tudo prontinho: com deck, porão e churrasqueira.
 Foto linda dos fundos da nossa casa!
 Vista da lateral (lado das salas e escada).
Vista da frente. As setas indicam o pilar que foi feito incorretamente (magrelo).

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Marasmo - Parte 2.2 (Estrutura da Laje)

Felipe e eu fomos ontem fazer uma visita a obra! Foi curta, por causa da chuva que vem caindo em Belo Horizonte e região metropolitana esses dias.

Chegamos lá, o Paulo estava trabalhando nas paredes do segundo andar. Estamos na seguinte fase: paredes do segundo andar quase completamente levantadas; pilares de estruturação praticamente concluídos (falta terminar de preencher até as últimas fiadas de tijolo, que ainda estão sendo colocadas). Em função da chuva, que os impede de trabalhar ao ar livre no segundo andar, eles já iniciaram também a fase de reboco das paredes internas do primeiro andar. (Não sei se postei aqui, mas decidimos rebocar a casa todo e deixar essa coisa de 'gesso' só para o teto!)

Terminamos de pagar na semana passada todo o valor referente a alvenaria! IUPI! Mas como fechamos com eles a primeira fase de acabamento, continuaremos pagando o valor referente ao trabalho dos ajudantes, mas no primeiro momento apenas o dos ajudantes. Isso nos dará um pequeno fôlego!

Ainda não precisamos fazer empréstimos em nenhuma instituição financeira, só com o Papa Odi! Estamos muito felizes com isso.

Bem por hoje é isso.




terça-feira, 5 de novembro de 2013

Marasmo - Parte 2

A obra está novamente naquela fase que eu tanto amo: estruturação de formas para a laje (agora do segundo andar).

Desde a queda da escada eu não voltei mais a obra, e como nessa fase eles aproveitam para dar aquela alongaaaaaaaaaaaaada, estamos meio sem novidades. Eles estão cerca de três semanas atrasados: no 'contrato' inicial eles se comprometem a entregar a obra em outubro; contudo, quando vimos que os procedimentos demorariam mais que o previsto, renegociamos forma de pagamento e prazo - ambos dissolvidos em mais quatro semanas. Portanto, em tese, eles deveriam nos entregar a parte de alvenaria ainda no mês de novembro. Duvido! 

A escada já está sendo refeita - pelo menos esse foi o último 'report' do Felipe - que foi ao condomínio ontem, mas com quem eu ainda não tive o prazer de falar hoje. Ontem também ele me avisou que fecharíamos com o Eugênio Graniteito todo o granito de nossa casa (lavabo, banheiros, bancadas, varanda do nosso quarto, e tem mais coisa que não me lembro bem!)  Aff - acabei de voltar de férias e a amnésia do serviço público já tomou conta de mim!!!

 Nosso cooktop chegou na quinta-feira passada (31/11/13), mas todo estilhaçado! Fomos imediatamente a loja do Ponto Frio no Shopping Del Rey, onde efetuamos a comprar, para reportar o problema e solicitar a reposição. Eles indagaram o porque a embalagem não havia sido aberta no ato do recebimento - o produto fora recebido pelo Odi - pai(drasto) do Felipe, que não sabia do que se tratava e portanto não abriu.


Deveríamos ter ligado ontem para saber o dia que irão entregar o novo produto e recolher o danificado, mas infelizmente o pai do Felipe está no hospital, o que mudou um pouco a rotina dele, e eu voltei a trabalhar no Ministério ontem, estou me readaptando aos horários, a uma semana sem mãe (que está em Divi), etc.

Enfim, assim que tiver mais notícias, colocarei aqui! Espero que seja logo e que sejam boas!