quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prepara! (Só para utilizar o chavão do momento)

E aí, quem viu gostou das fotos?

Felipe está lá hoje (26/09/2013), novamente, acompanhando o pessoal. Hoje serão feitas as amarrações e preparação dos fios de eletricidade.




Fotos retiradas do site:http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/conduites-caixas-eletricas/)

E amanhã teremos finalmente um teto para chamar de nosso!

O plano é ir ao Condomínio no sábado, junto com os amigos de infância do Felipe, então verei pela primeira vez o teto do nosso canto, e cantarei: 'We'll share the shelter yeah, oh yeah, of my single bed. We'll share the same room yeah, oh jah provide the bread. Is this love, is this love, is this love. Is this love that I'm feeling...' (Apenas uma correção, Jah não trará o pão, Felipe e eu, sim!)

Com relação a escada, nova mudança de planos: Felipe disse que não será possível fazer a escada de viga central (ainda não me explicou a razão, mas aceito!). Nem fiquei triste, porque a escada vai continuar sendo liiiinda!  Com esse estilo e também no concretão, e com patamar (que a da fotinha não tem):


E nem é preciso dizer que Felipe adorou passar o dia na obra, apesar de ter voltado para casa moído!
 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Escoras, placas de isopor? Check


O post de agora a noite, dado o meu cansaço, será apenas das fotos da evolução de nossa laje! Acho que as fotos falam por si mesmas.

Além disso, tenho a dizer que só tenho motivos para amar cada dia mais esse moço, que deu um jeitinho de ter a escada que eu queria!!!!













 Que seja clichê: mas você é o amor da minha vida!



Lajeando!

Mais um capítulo de nossa laje:

Felipe antecipou dois dias de suas férias e está acompanhando de perto os trabalhos da equipe! (Ficará de perto hoje e amanhã).

Conversamos hoje pela manhã e ele disse que toda a estrutura já está pronta, e que eles já iniciaram a colocação das placas de isopor. Já tinham terminado a área da cozinha, a área da garagem seria a última.

Temo apenas que, com esse calorão que tem assolado Belo Horizonte e Região Metropolitana, na sexta-feira tenhamos chuva. De acordo com o Clima Tempo (http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/207/vespasiano-mg) na sexta-feira teremos entre 18º e 29º em Vespa, sem chuva! Tomara que a previsão não seja feita como naquele Vídeo do Porta dos Fundos: (vou postá-lo depois, quando o 'youtube' não estiver bloqueado para mim)


Ele também estava esperando o responsável pela montagem da escada! 

Então aguardem, porque já pedi a esse moço - que deve voltar para casa hoje fantasiado de pimentão - para registrar todas as novidades! Estou super ansiosa para ver as fotinhas, postá-las aqui, e é claro vê-las no local!

Felipe voltando para casa (Foto meramente ilustrativa, para quem não sabe, este não é o Felipe):




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quase!

Felipe foi ao condomínio hoje conversar e pressionar os pedreiros, estava inclusive determinado a desfazer o 'aditivo' contratual - inclusão do muro, bancadas e demais coisitas. Quando chegou lá estavam trabalhando a todo vapor, seis pessoas, e já haviam iniciado o trabalho do muro, ou seja, Felipe precisou voltar atrás na decisão. Aproveitou a ida a Vespasiano e passou no depósito onde já comprou alguns itens necessário para as instalações elétricas - que serão iniciadas tão logo o segundo andar comece. 

Já fechamos também com o pessoal da Concrelagos, que fará a concretagem na sexta-feira. Amanhã, de acordo com o relatório de visita, a ferragem da escada será montada. A escada será mais simples do que eu queria, mas daria mais trabalho, mais tempo, mais enrolação, mais estresse: então optou-se pelo básico.

Eu queria a escada assim, com viga central:



Nós conversamos muito hoje, sobre o que precisa ser feito, e quanto precisaremos para finalizar essa parte da alvenaria, antes da 'tomada de fôlego' - ficamos meio apreensivos, é verdade, mas sabemos que vai dar certo: estamos trabalhando muito, controlando os gastos e tentando manter os pés no chão.

Já pegamos um valor emprestado com o Odilar, pai dois do Felipe... enquanto esperamos pelo $$$ que a Justiça Brasileira insiste em segurar: por quê no Brasil mesmo quando dá certo, a coisa não dá tão certo assim? (Esse valor é referente a uma ação contra a seguradora que não quis pagar quando bateram no carro do Felipe, há mais de cinco anos - após julgamento em Segunda Instância ele conquistou o direito de receber os valores devidos e corrigidos, mas até agora nem sinal das nicas).

Vamos ver quando teremos mais notícias boas, ou pelo menos notícias!




domingo, 22 de setembro de 2013

Há mais de uma mês...

No post do dia 18/08 eu estava super ansiosa, acreditando que a obra manteria o mesmo ritmo de antes... ledo engano! Em 18/08/13 eu escrevi que em sete dias nós já teríamos um teto, quanta credulidade!

Eu e Felipe visitamos a obra hoje, levamos minha mãe para conhecer também. Fiquei super decepcionada - nem as lajotas de isopor eles começaram a colocar ainda - e precisamos disso para podermos fazer o orçamento com a empresa de concreto. E depois do orçamento, precisamos que empresa tenha disponibilidade de tempo para fazer a concretagem.

Estou bastante chateada, e Felipe está furioso! Disse que irá amanhã até o condomínio e rasgará o verbo. Acho uma falta enorme de profissionalismo, faltam menos de seis semanas para concluirmos o pagamento, e nem o primeiro andar eles concluíram, é muita falta de respeito. 

Como entramos na Primavera, daqui a pouco começam as chuvas, e ai sim, esse pessoal vai enrolar ainda mais para fazer o serviço.

Sei que é característica da categoria - o postergar o serviço, enrolar, ser FDP mesmo - mas temos sempre a esperança de que conosco será diferente.

É óbvio que a estrutura dessa laje do primeiro andar deve ser bem feita, resistente, etc, mas será que um mês é o tempo médio para isso? Alguém sabe me responder? 

Andei fazendo pesquisas e não encontrei respostas para minha pergunta, mas encontrei esse site legal: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/sistemas-construtivos/3/formas-praticas/execucao/52/formas-praticas.html

É isso: começamos mais uma semana bem chateados com a mão de obra que contratamos, com um calor horroroso e cansados!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aqui estamos nós, no meio de mais uma semana de obra!

Hoje os blocos de isopor para a laje serão entregues - finalmente a coisa tá andando! Deverão ser montados, do mesmo jeito que expliquei no outro post, quando foi feito para o porão. E então termos teto! Por falar nele, um representante da empresa de concreto (a que não é picareta!), irá hoje ao condomínio para fazer o levantamento de quanto concreto será necessário para nossa laje.


Escrevo tanto a palavra laje, que estou me sentindo a GAROTA DA LAJE!!!


Bobagens a parte, Felipe encontrará com ele lá, e já comprará parte do material elétrico, conduítes e outras dessas coisas que não conheço muito bem, para já deixar tudo preparado para a tão esperada estrela: a laje (juro que quando ela ficar pronta vou querer fazer um churrasco, lá na obra mesmo, para comemorar).

BUG REPORT: Ao fazer o projeto estrutural, as ferragens para os tubulões foram deixadas de lado. O que aconteceu? Faltou ferro. Por isso tivemos que comprar mais - desta vez não compramos pela Tecfer, mas pelo depósito Célvia - que vende fiado e ainda dá desconto: uma maravilha! 
Junto com o gasto extra em ferragens virá o gasto extra com ferreiro!


Por falar no ferreiro, Alexandre, ele deve terminar todo o serviço essa semana, conforme relatório de Sr. Olinda Lindo. E teremos uma preocupação a menos!


Acho que por hoje é só, e apesar da chuva que ameaça,  semana que vem, aparentemente nosso canto terá laje! Yupi!!!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Enquanto a laje não vem...


Sábado, 14/09/2013, Felipe foi a obra fiscalizar se o pessoal estava realmente trabalhando. Conversou com o "Meirim" e ele disse que começaria hoje o nosso muro e também a mexer no nosso porão, que por ora ainda só comporta a presença de Hobbits, duendes, elfos e anões.

O representante da empresa de concreto irá ao condomínio na quarta-feira, fazer o levantamento/orçamento de quanto concreto será necessário, e se tudo der certo, semana que vem teremos um teto.

Eu não faço uma visita a obra há muito tempo: com o trabalho 'burrocrático' e as aula de inglês não sobra tempo durante a semana. E os fins de semana têm sido bem movimentados: me lembarei de 2013 como o ano em que meus amigos se casaram. 

Esse ano já amarrei Natália, Ludmila, Agenor (amigo de Felipe) e, no último fim de semana (14/09) meu irmão! Tenho que dizer que tive o imenso privilégio de poder levá-lo para a cerimônia, também levei meu irmão mais velho, há quase 7 anos...

Estou muito feliz por meu irmão e minha cunhada, batalharam nos últimos tempos para deixar o apartamento que compraram com a cara deles e também para organizar a recepção que foi ótima - melhor ainda foi ver a cara de felicidade dos dois.

Eu e Felipe não faremos nada de muito tradicional quando nos casarmos: nosso objetivo, afinal, é construir essa casa e pular para dentro tão logo esteja pronta - sou a única solteira em minha casa agora! Mas não deixaremos passar de liso, razão pela qual de vez em quando postarei aqui algumas coisitas que nos agradam.

Fico por aqui, desejando que meu irmão seja muito feliz nessa nova fase de sua vida, e que nossa casa saia logo dessa fase "prepara a laje que nunca vem!"


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Hoje temos fotinhas! 

Felipe, que não visita o blog, foi a obra na quarta-feira - 11/09/2013 (Aniversário da Queridíssima Dona Alda)!
Os pedreiros estão trabalhando nas ferragens e colocação das escoras!  E é só!  Triste mesmo.

Mas depois da enrolação, Felipe tocou o terror e eles terão que trabalhar 05 sábados para compensar. Como punição eu também não fiz o pagamento semanal ontem - ordens do Felipe! Acho que está certo, afinal o pagamento, ou falta dele, é a única arma que temos para pressionar os danadinhos, mais enrolados que funcionários públicos no 'exercício' de suas funções.

 

 Vista dos Fundos da sala de jantar para a entrada. Esta porta à esquerda é o nosso lavabo.
 Fundos da casa. Porão, ainda com toda a terra. No lugar desta abertura grande à direita, colocaremos uma porta de vidro de correr.
 Janelão da Cozinha (de frente) e nessa abertura (entre janela e porta) teremos um vidro.
 Vista lateral. Porta da área de serviços, e a frente (onde já estão as escoras) será nossa garagem.
 Garagem.
 Salas de jantar e estar vistas da cozinha.
Janela Exagerada. Desconfio que gastaremos com vidro o mesmo valor que gastamos de material para erguer a casa.
Pela porta da nossa área de serviços, saindo pela nossa garagem, vocês podem ver o carro de um de nosso pedreiros. E eu e Felipe aqui, andando de Ford Ka e Logan, respectivamente.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Entoando mantra...

Odeio ver o Felipe com raiva! Afinal ele é minha Yoga nos momentos de fúria, acalanto nos momentos de tristeza, e eu sinto que não consigo aliviar para ele quando a raiva ferve! 

Ele está super estressado com o descaso dos pedreiros, bravo mesmo! Não é só a enrolação, é também a falta de planejamento deles que já está tornando mais dispendiosa a obra. 

Exemplo disso foi  a locação das escoras, feita para escorar a laje, que até hoje é 'puff'', nada, inexiste! As escoras estão lá, se auto-escorando-a-si-mesmas enquanto o aluguel corre solto.

Tudo o que é solicitado é providenciado imediatamente, não há condições climáticas adversas e nada que possa justificar o mal planejamento e o 'lenga-lenga' arrastado que eles resolveram seguir.

Já pagamos 73% dos valores devidos para obra, incluindo os adicionais acordados depois, e até agora sem laje do primeiro andar, sem muro, sem escada e muita raiva! 

Felipe está planejando ir lá e conversar, tentar dar uma pressionada, para ver se a coisa começa a avançar novamente, do contrário, daqui a pouco começa a chover e estamos 'lascados', mas meu medo é eles jogarem tudo para o alto e nos deixar na mão - sou pessimista até meu único fio de cabelo branco - que inclusive arranquei ontem. Mas acho que isso não vai acontecer: isso é só um comportamento característico da categoria, e do ser humano, enrolar - estender o trabalho para fazê-lo caber no tempo disponível - principalmente se não tiver marcação cerrada.

É isso, sem novidades e com mais um desabafo! 


 

sábado, 7 de setembro de 2013

Maraaaaaaasmo!

Estava indo tudo rápido demais para ser verdade! Ainda não temos teto. A mão-de-obra especializada começou a se comportar de acordo com os esteriótipos. Enfim, continuamos sem novidades, e sem fotos novas.

Felipe não tem ido á  obra para evitar o 'infarto' de ver nossas nicas indo embora sem se transformar em construção, mas ligou para o responsável na sexta-feira e deu uma pressionada para que eles acelerem o processo.

Aproveito a publicação para postar os contatos de nossos prestadores de serviço: